domingo, 27 de setembro de 2009

Teoria das Cordas


"Por vezes diz-se que o acto de explorar não é tanto o de procurar novas paisagens, mas o de ver com novos olhos".

Acabei recentemente de ler um livro que me serviu de 'leitura de cabeceira' durante os últimos 2 meses.
«O Universo Elegante: Supercordas, Dimensões Ocultas, e a Busca pela Teoria Final» (título original: The Elegant Universe: Superstrings, Hidden Dimensions, and the Quest for the Ultimate Theory-1999) é um livro sobre física muito interessante não apenas pela temática que aborda mas também (e, sobretudo, no meu caso) porque está escrito numa linguagem para leigos.
Partindo de uma abordagem geral sobre a física clássica, o autor Brian Greene, leva-nos para um mundo quase irreal através de uma nova teoria que procura integrar as leis quanticas com a teoria da relatividade geral de Albert Einstein criando, desse modo, uma 'Teoria de Tudo'.
A 'Teoria das Cordas', assim designadas porque assenta na ideia de que toda a matéria é formada a partir de 'tiras' ou 'aneis' de energia vibrante, milhões de vezes mais pequenas do que os átomos, abre caminho para a definição de uma realidade multidimensional que vai muito para além das 3D espaciais+tempo que nos são familiares, acrescentando as estas 4D mais 7 dimensões de forma a integrar todas as forças energéticas responsáveis pelo funcionamento do(s) universo(s).

Pesquisando na NET, verifiquei que o «Universo Elegante» foi adaptado para um programa de TV em 2003 e pode ser visto on-line.
Link do livro (em português): http://www.gradiva.pt/livro.asp?L=2108
Link dos 3 episódios (em inglês): http://www.pbs.org/wgbh/nova/elegant/program.html

 

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

O estado ambiental do Planeta (2009)

"Home" é um documentário de Yann Arthus-Bertrand, mostrando uma perspectiva global actualizada sobre o nosso Planeta nas suas maravilhas e nas suas misérias ambientais...

Clicar na imagem para ver o documentário (em inglês, sorry...)
(Disponível também em francês e espanhol, entre outros idiomas)

Nova York há 400 anos atrás...

Em 1609, Henry Hudson inicia a sua terceira viagem de exploração das terras das "Indias ocidentais", percorrendo a costa Leste dos actuais EUA. No início de Setembro, entra no actual rio Hudson que percorre para montante vislumbrando terras que agora correspondem à conurbação em torno de Nova York.
A National Geographic divulgou um vídeo comparando as paisagens que Hudson teria encontrado com a paisagem actual.
Atente-se não apenas aos aspectos visuais, mas imaginem-se os ruídos, os cheiros, as luminosidades que distinguem o mesmo território separado por 400 anos de intervenção humana...

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

 
eXTReMe Tracker